Contactos
Fale connosco
DNA Cascais

O projeto de parceria entre a DNA Cascais e a Junior Achievement Portugal, possibilita que o programa DNA Cascais Escolas Empreendedoras chegue a um maior número de alunos, escolas e professores, permitindo assim, responder a várias faixas etárias e a vários anos de escolaridade, nomeadamente, 1.º, 2º, 3º ciclo e ensino secundário.

O objetivo deste projeto é a promoção de competências pessoais e sociais dos alunos envolvidos, com base na criatividade, iniciativa, trabalho em equipa, resolução de problemas e responsabilidade. Para chegarmos a este resultado são utilizados os programas educativos da Junior Achievement Portugal, desenhados e adaptados ao nível de escolaridade a que vão responder, sendo eles:

Para que este trabalho se realize é necessário o trabalho de colaboração e cooperação das escolas, professores e VOLUNTÁRIOS. Estes últimos são um elemento essencial na realização deste projeto no terreno, no sentido em que são eles que dinamizam as sessões, junto com as turmas que se inscreveram. Os voluntários, são pessoas com experiência no mercado de trabalho que disponibilizam algum do seu tempo, para desenvolverem juntamente com os alunos o programa escolhido. É proporcionado a estes voluntários, formação pela Junior Achievement Portugal nos diversos programas, de forma que se sintam capacitados e para que as sessões corram com sucesso.

Este trabalho conjunto entre a comunidade empresarial e as escolas é muito importante na medida em que os voluntários têm um impacto muito grande nos alunos, trazendo situações/exemplos reais do mundo empresarial para dentro da sala de aula, partilhando deste modo experiência e conhecimento que podem ser importantes na aquisição e construção de competências.

Mesmo sabendo que 2021 será um ano diferente, a implementação destes programas conhece agora uma realidade mais digital. Encontrámos novas formas de nos mantermos sempre em contacto com as empresas, escolas e alunos.

Assim, este ano o voluntariado realiza-se agora em duas modalidades distintas:

  •   A Modalidade Digital – permite que os conteúdos sejam transmitidos aos alunos em momentos chave do programa, através de interação em sala de aula por videoconferência.
  • A Modalidade Presencial – é a nossa versão tradicional que se mantém para os voluntários que, no contexto da política de RH/Voluntariado da sua organização, podem optar por se deslocar à escola e dar todo o programa na sala de aula, de forma presencial.

NOTA IMPORTANTE: Se a política de voluntariado da sua organização permitir apenas a implementação em formato digital, a confirmação da sua alocação será realizada nesse pressuposto.

Aqueles que pretendam colaborar com a DNA Cascais, na qualidade de voluntário do programa Junior Achievement Portugal, poderão inscrever-se no seguinte link.

Para mais informações contactar a DNA Cascais através do e-mail cee@dnacascais.pt