Benefícios para a Comunidade e Empresários
A realização de eventos em espaço aberto poderá trazer vários benefícios diretos à própria comunidade e empresários locais.
Ao criar espaços e momentos onde os munícipes e turistas podem interagir e desfrutar de momentos de lazer, o espaço onde o evento se realiza tende a ser valorizado pelos seus visitantes pois proporciona e permite a integração social e momentos de convívio.
Desta forma, as ruas, praças e parques ganham uma “nova vida” ao atrair públicos diversos para um determinado local.
Ao impulsionar a circulação de visitantes nos centros urbanos comerciais, os negócios locais e pequenos empresários têm a oportunidade de testar novos produtos e modelos de negócio. Podem fazê-lo através através da participação no próprio evento e, também, aproveitando o tráfego nas imediações.
Neste tipo de iniciativas é também oportuno dar a conhecer produtos e fabricantes locais, de forma a cativar o público a regressar e valorizar o que consumiu/adquiriu.
Algo que tende a ser mal percecionado é a “troca” do comércio local pelas opções disponíveis no evento. Felizmente, tem-se vindo a perceber que os eventos de rua, ao atrair públicos de várias faixas e gostos, impulsiona a ida a cafés, restaurantes e lojas locais e não apenas ao que existe e está integrado no próprio evento.
A realização de eventos de rua é também motivo de aumento da permanência de visitantes na zona, favorecendo o consumo tanto no próprio evento como no comércio circundante.
Planeamento Estratégico e Sustentabilidade
Para garantir o sucesso e a sustentabilidade desta tipologia de eventos é fundamental considerar o planeamento logístico de forma cuidada. Garantir a acessibilidade, segurança, limpeza e a gestão eficiente de resíduos é algo que não pode falhar em eventos de rua, em especial pelas consequências negativas imediatas que tem no dia a dia da comunidade envolvente, participante ou não no evento.
Adicionalmente, é importante relembrar que a comunicação do evento poderá ser crucial para o seu êxito, principalmente em áreas/zonas que não têm habitualmente um grande tráfego de visitantes e em eventos novos ou com conceitos por testar.
Poderá fazê-lo de várias formas, como por exemplo:
- Envolver as marcas e negócios reconhecidos pela comunidade;
- Utilização de redes sociais próprias para o evento;
- Parcerias com os media;
- Campanhas publicitárias;
- Incluir associações locais e organizações culturais;
- Diversidade de animações musicais com maior alcance (caso se aplique).
Exemplo de Eventos no concelho de Cascais
- Festas do Mar: Um evento que transforma o coração da vila de Cascais num grande palco de música ao vivo, performances artísticas e lojas abertas em horários prolongados, estimulando desta forma o consumo e momentos de lazer noturno;
- Mercado de Páscoa: É um evento dedicado à família com vários divertimentos e atividades para os mais novos, que dinamiza a baixa de Cascais com mais visitantes e diversidade de públicos;
- Mercado de Natal: A vila de Cascais é envolvida numa atmosfera natalícia, com praças gastronómicas, zonas de comércio tradicional e vários divertimentos, o que atrai visitantes para passear, fazer compras e desfrutar de um evento de época, diferente do habitual.
Eventos de rua são uma estratégia eficaz para revitalizar o comércio dos centros urbanos comerciais, nomeadamente Cascais, trazendo dinamismo à economia local e fortalecendo o apelo turístico da região. Com um compromisso firme com a qualidade, sustentabilidade e colaboração comunitária, o concelho poderá continuar a destacar-se como um modelo de sucesso na integração de cultura, comércio e lazer.