Empresas 4.0 | Transição digital das empresas
Mas afinal o que é um “Bairro Comercial Digital”?
O conceito de “Bairro Comercial Digital” BCD refere-se a uma plataforma online onde várias empresas e comerciantes se reúnem para oferecer produtos e serviços. Este conceito representa uma evolução do comércio tradicional para o ambiente digital, aproveitando as vantagens da internet para criar um espaço comercial acessível a um público mais amplo.
São espaços urbanos virtuais, com elevada densidade de estabelecimentos de comércio e prestação de serviços, incluindo setores como HORECA (Hotelaria, Restauração e Cafés), todos suportados por uma estratégia comum de gestão e um ambiente tecnológico avançado.
A pandemia de COVID-19 acelerou a adoção do comércio eletrónico, pois muitos consumidores preferiram ou foram forçados a evitar as lojas físicas, resultando numa mudança significativa nos hábitos de consumo.
Do lado das empresas, surgiu a necessidade de continuar a vender e encontrar novas formas de comercializar os seus produtos e serviços, possibilitando alcançar um público global sem a necessidade de uma presença física.
A criação dos BCD responde a diversas necessidades tanto dos consumidores como das empresas. Para os consumidores, a principal necessidade é a conveniência de poder fazer compras online a qualquer hora e em qualquer lugar. Além disso, os BCD oferecem uma vasta gama de produtos e serviços num único local, facilitando a comparação e escolha, economizando tempo e proporcionando acesso a avaliações e feedbacks de outros clientes. A personalização das ofertas, baseada nas preferências e no histórico de compras é também um benefício significativo.
Para as empresas, os BCD oferecem a oportunidade de alcançar um público mais amplo sem os elevados custos operacionais de uma loja física. Permitem a recolha e análise de dados valiosos sobre o comportamento dos consumidores, ajudando a ajustar estratégias de marketing e vendas de forma mais eficaz. A flexibilidade para ajustar stocks, preços e promoções em tempo real, juntamente com ferramentas de marketing integradas, como anúncios direcionados e campanhas promocionais, aumenta a visibilidade e atratividade dos produtos e serviços oferecidos.
Em resumo, os BCD surgem como uma solução eficaz e moderna para atender às necessidades emergentes de consumidores e empresas no cenário atual, apresentando as seguintes necessidades e seus benefícios:
a. Modernização e Revitalização: Modernização e revitalização dos setores do comércio e dos serviços ao consumidor, através da digitalização dos operadores económicos e dos seus modelos de negócio.
b. Tecnologia e Inovação: Incorporação da tecnologia e inovação nas experiências de consumo, tornando-as mais eficientes e agradáveis.
c. Conectividade: Oferta de plataformas eletrónicas que facilitam a interação entre consumidores e comerciantes, aumentando a conectividade e a harmonização urbanística.
d. Experiência de Consumo Digital: Digitalização da experiência de consumo, proporcionando uma interface amigável e intuitiva que facilita a navegação e a compra.
e. Infraestruturas Digitais: Digitalização das infraestruturas, garantindo que tanto comerciantes quanto consumidores têm acesso a ferramentas e serviços modernos e eficientes.
No caso do Bairro Digital Cascais, está inserido na vila de Cascais e conta com aproximadamente 8 hectares de área no centro histórico da Vila. Em si, foram identificadas 272 atividades económicas, das quais 180 relativas a HORECA, 45 a comércio e 47 a serviços, dispersos em 35 eixos urbanos. Este encerra um enorme potencial de sucesso e onde a transformação digital apoiará a revitalização económica, a modernização e fortalecimento da competitividade e resiliência das empresas e estabelecimentos dos sectores do comércio e serviços, não esquecendo o cumprimento de objetivos de sustentabilidade económica, social e ambiental.
O Bairro Digital Cascais é um exemplo prático deste conceito. Com um prazo de conclusão previsto de 30 de Setembro de 2025, irá melhorar a infraestrutura tecnológica de Cascais através destes eixos:
a. Conectividade e Harmonização Urbanística: Melhoria da cobertura WiFi e 5G, videovigilância e sensores, instalação de Mupis digitais com monetização do tráfego, servidores analíticos e módulo curador, instalação de mobiliário urbano e instalação de sinalética e/ou intervenção física para a promoção de uma identidade visual comum (como o caso da Rua Amarela);
b. Plataformas Eletrónicas: Website, App e Marketplace do BCD, mapa interativo, Beacons e campanhas de sensibilização e comunicação;
c. Digitalização da Experiência de Consumo e Infraestruturas Digitais: Smart Parking (lugares de estacionamento com sensores), passadeiras inteligentes, sistemas luminosos e sistemas de marcações diferenciados, papeleiras inteligentes, contentores inteligentes, monitorização ambiental e instalação de micro-sensores meteorológicos.
Este projeto inovador irá não só modernizar o ambiente urbano de Cascais, mas também criar uma experiência de consumo mais conectada, eficiente e agradável para residentes e visitantes.
Bairro Comercial Digital de Cascais
Afonso Álvares Pereira