O Elevator Pitch
O que é um Elevator Pitch?
O Elevator Pitch é uma pequena e breve apresentação do teu projeto, pois, tal como o próprio nome indica, deve ser tão longo quanto a duração de uma viagem de elevador (geralmente entre 30 segundos e 2 minutos), no entanto mantendo um elevado grau de objetividade para que consigas passar toda a informação mais relevante, quase como um bom anúncio de televisão ou rádio.
Qual o seu propósito?
O Elevator Pitch tem como objetivo dar uma primeira impressão sobre o teu projeto, captando assim interesse para o mesmo. Idealmente, poderá servir para captar o interesse de um investidor e assim conseguir uma reunião com o mesmo.
O que deve conter o Elevator Pitch?
Embora curto, o Elevator Pitch deverá conter 4 elementos essenciais:
- Tração
- Equipa
- Produto
- Social Proof
Uma boa fórmula é, por exemplo, focar nos seguintes pontos:
Resolvemos [problema] oferecendo [vantagem], para ajudar [público-alvo] a realizar [satisfação do público-alvo]. Ganhamos dinheiro cobrando a [clientes] para obterem [benefício].
Para além dos conteúdos o Elevator Pitch deve também:
- Ser claro – Passar facilmente a ideia pretendida enquanto capta a atenção;
- Ser simples – Não deve ter um vocabulário demasiadamente específico e técnico, qualquer pessoa o deve conseguir entender;
- Demonstrar paixão – Se o pitch demonstrar a tua paixão e entusiamo pelo projeto, fará com que o mesmo seja único, diferenciador e memorável;
- Ser praticado – Deves praticá-lo. Se possível com um grupo de amigos. O feedback e a análise são fundamentais para atingir a perfeição.
“O objetivo de um Elevator Pitch é descrever uma situação ou solução tão convincente que a pessoa a quem o estás a fazer fique desejosa de saber ainda mais, mesmo depois de a ‘viagem de elevador’ terminar.” Seth Godin