Contactos
Fale connosco
DNA Cascais

 

  1. Escolhe bons co-fundadores

O sucesso de uma startup surge geralmente em função da qualidade dos seus fundadores. Escolhe bem com quem queres começar a tua startup, pois a ideia é fácil de alterar e adaptar a qualquer momento, mas  mudar de fundadores não.

  1. Lança rapidamente o teu projeto

Não apenas pela importância do feedback inicial, mas porque só depois do lançamento começa o trabalho e o desenvolvimento do projeto de forma séria. O feedback é essencial para a evolução do projeto.

  1. Deixa a tua ideia evoluir

Esta é a segunda parte do lançamento rápido. Lançar rapidamente e adaptar. É um grande erro tratar um projeto como se fosse apenas uma questão de implementação de uma ideia inicial brilhante. É necessário alterar o teu projeto de forma a que este se adapte ao que os teus consumidores realmente necessitam.

  1. Compreende os utilizadores do teu produto

O teu sucesso depende do teu número de utilizadores, bem de como melhoras a sua vida com o teu produto. Esta segunda dimensão é aquela na qual deténs maior controlo e que irá influenciar diretamente a primeira. Tens de te questionar sobre o que os teus utilizadores necessitam que ainda não lhes oferecer. Quanto melhor os conheceres mais fácil esta tarefa se torna.

  1. É melhor uma pequena quantidade de utilizadores que adorem o teu produto do que uma maior quantidade indecisa sobre o valor do mesmo

É melhor satisfazer todas as necessidades de um público especifico do que apenas algumas do público geral. Isto irá ajudar-te a criar uma base de consumidores fiéis ao teu produto.

  1. Oferecer atendimento ao cliente surpreendentemente bom

Os clientes estão habituados a serem maltratados. A maioria das empresas com que lidam são quase monopólios que possuem um atroz serviço ao cliente. Tenta fazer com que o teu serviço ao cliente não seja apenas bom, mas surpreendentemente bom. Esforça-te para fazer as pessoas felizes. Esta é uma forma de fidelizar, angariar e aprender sobre os teus clientes.

  1. O que tu fazes é o que tu medes.

Medir algo tem a tendência estranha de levar a que esse fator seja melhorado. Se quiseres fazer com que os teus números de utilizadores subam, observa o seu número diariamente. Vais adorar quando esse número sobe e ficar decepcionado quando ele descer. Em breve vais começar a perceber o que faz o número subir.

  1. Gasta pouco

É importantíssimo para uma startup gastar o menos possível. A maioria das startups falha antes de conseguir fazer algo que as pessoas  realmente querem, e a forma mais comum de falhar é ficar sem dinheiro.

  1. Evita as distrações

Nada mata startups como as distrações. O pior tipo são aquelas que pagam: trabalhos diários, consultoria, projetos secundários rentáveis. A startup pode ter mais potencial de longo prazo, mas vais interromper o teu trabalho na mesma para atender chamadas de pessoas que te pagam neste momento.

  1. Não fiques desmoralizado

Embora a causa da morte das startups seja a tendência a ficar sem dinheiro, a causa subjacente é geralmente a falta de foco nas mesmas. Quando isso acontece ou a empresa é administrada por pessoas sem capacidade para tal ou por pessoas que têm capacidade, mas que ficam desmoralizadas. Começar uma startup é um enorme peso moral. É necessário compreender isso e fazer um esforço consciente para não ficar desmoralizado por ele.

  1. Não desistas

Mesmo se ficares desmoralizado, não desistas. Podes chegar surpreendentemente longe apenas por não desistir. Claro que isso não é verdade em todos os campos. Existem imensas pessoas que não se conseguiriam tornar excelentes matemáticos, não importa quanto tempo eles persistissem. Mas as startups não são assim. Geralmente uma grande capacidade de esforço é suficiente, desde que mantenhas a tua ideia a evoluir e a adaptar-se.

  1. Os acordos nem sempre se finalizam

Os negócios devem ser tratados como processos de fundo que devemos ignorar até que estejam finalizados. É muito perigoso para a moral começar a depender da finalização de negócios, não apenas porque eles muitas vezes não se finalizam, mas porque focar apenas nisso torna menos provável que eles realmente se finalizem. É necessário manter o foco sempre no que é importante.