Contactos
Fale connosco
DNA Cascais

Este concurso visa despertar o espírito empreendedor entre os mais novos, dando-lhes ferramentas para encararem a criação de negócio próprio como uma possibilidade real no âmbito do seu percurso profissional.

Dirige-se aos alunos dos estabelecimentos de ensino de Cascais, do 9.º ano de escolaridade, ensino secundário e profissional. Só podem participar jovens dos 14 até aos 23 anos, completos até à data de apresentação da candidatura.

Nesta competição, os alunos são desafiados a criar um projeto de empresa desenvolvendo, para o efeito, um plano de negócios, tendo por base de trabalho a ferramenta “Business Model Canvas”. Ao fazê-lo são levados a pensar sobre os vários aspetos relacionados com o projeto a desenvolver, tais como pontos fortes e fracos do negócio, financiamento, público-alvo e relacionamento com o mesmo, canais de comunicação, parceiros e recursos necessários ao desenvolvimento do negócio.

Durante todo este processo os grupos alunos serão devidamente apoiados por profissionais especializados. As equipas selecionadas para fases mais avançadas irão realizar uma apresentação da sua ideia de negócio em 5 minutos. A DNA Cascais e a Universidade Europeia, durante o período em que decorrer o concurso apoiarão alunos e professores no desenvolvimento da candidatura ao concurso.

Estabelecem, assim, um primeiro contacto com o mundo do empreendedorismo, desenvolvendo um conjunto de competências, compreendendo e conhecendo todas as diferentes fases do processo empreendedor, contribuindo desta forma para o desenvolvimento e formação pessoal e profissional de cada aluno.

COMO PARTICIPAR

Os alunos devem apresentar-se em grupos de 4 elementos no máximo, sendo sempre orientados por um professor da escola a que pertencem.

As candidaturas estão abertas até às 15h00 do dia 27 de abril de 2018 e devem ser entregues na sede da DNA Cascais de três formas:

  • Presencialmente no Ninho de Empresas DNA.
  • Por correio registado com aviso de receção (o carimbo dos CTT não pode ultrapassar a data mencionada).
  • Por correio eletrónico, para cee@dnacascais.pt, desde que a DNA Cascais confirme por email a receção da candidatura dentro do prazo estabelecido.

Nota: Morada Ninho de Empresas – Cruz da Popa, 2645-449, Alcabideche

PRÉMIOS:

  1. Prémio Escolas Empreendedoras, atribuído em função do número de candidaturas válidas ( de acordo com o estipulado no n.º1 do Artigo 8º) apresentadas pelos alunos de uma determinada escola.
    – Às 5 escolas com maior número de candidaturas por parte dos seus alunos, será atribuído o prémio Escola Empreendedora.
  2. Prémio Jovens Empreendedores, atribuído em função da qualidade das ideias apresentadas, avaliada conforme descrito no Artigo 8º.
    – À equipa vencedora do Concurso DNA Cascais Jovens Empreendedores, será atribuído o prémio Jovem Empreendedor.
    – A cada um dos jovens pertencentes às equipas classificadas nos 3 primeiros lugares, será atribuída uma oferta DNA Cascais.
    – Adicionalmente, à equipa vencedora do Concurso DNA Cascais Jovens Empreendedores (alunos e professor), será oferecida uma “Missão a um Centro de Inovação e Empreendedorismo”.
  3. O júri reserva-se do direito de não atribuir qualquer dos prémios e certificados previstos, caso considere que as candidaturas não satisfazem os critérios enunciados.

DOCUMENTOS: