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A tração do teu negócio é provavelmente o fator mais importante que os investidores irão ter em conta antes de investir no teu projeto.

A tração mede o teu engagement do teu projeto com o seu respetivo mercado.

Como podes então demonstrar a tração do teu negócio?

Por  ordem de importância, a tração pode ser demonstrada através de:  lucros, receitas, clientes, clientes-piloto, usuários não pagantes.

A apresentação de um projeto sem demonstração da tração  do mesmo não passa de uma mera história. Uma história sem tração é uma obra de ficção. O teu projeto deve ser testado no mercado antes de sequer pensares em angariar investimento. Se não consegues testá-lo necessitas de realizar estudos de mercado sobre o mesmo, de forma a descobrir se o teu produto ou serviço vem resolver realmente um problema ao consumidor, quanto ele estaria disposto a pagar pelo mesmo, etc.  Esses são o tipo de dados que podem influenciar os investidores, mesmo sem resultados demonstrados realmente.

Os investidores querem investir em startups que terão sucesso com ou sem eles. E aqueles que estão no caminho para o sucesso conseguem criar e demonstrar sem estar a espera dos investidores para começarem o seu caminho.

A demonstração da tração do teu projeto fala mais alto que qualquer história que possas contar sobre a mesma para convencer os investidores.

Se o teu projeto demonstra grande tração no que parece ser um grande mercado, conseguirás angariar investimento para o mesmo, independentemente de qual seja  o teu produto, ou de qual seja a equipa por trás do mesmo!