Contactos
Fale connosco
DNA Cascais

O projeto de parceria entre a DNA Cascais e a Junior Achievement Portugal, possibilita que o programa DNA Cascais Escolas Empreendedoras chegue a um maior número de alunos, escolas e professores, permitindo assim, responder a várias faixas etárias e a vários anos de escolaridade, nomeadamente, 1.º, 2º, 3º ciclo e ensino secundário.

O objetivo deste projeto é a promoção de competências pessoais e sociais dos alunos envolvidos, com base na criatividade, iniciativa, trabalho em equipa, resolução de problemas e responsabilidade. Para chegarmos a este resultado são utilizados os programas educativos da Junior Achievement Portugal, desenhados e adaptados ao nível de escolaridade a que vão responder, sendo eles:

  • A Família;
  • A Comunidade;
  • Europa Eu;
  • É o meu Negócio;
  • Economia para o Sucesso;
  • A Empresa;
  • Braço Direito.

Para que este trabalho se realize é necessário o trabalho de colaboração e cooperação das escolas, professores e VOLUNTÁRIOS. Estes últimos são um elemento essencial na realização deste projeto no terreno, no sentido em que são eles que dinamizam as sessões no terreno, junto com as turmas que se inscreveram. Os voluntários, são pessoas que já estão inseridas no mercado de trabalho e disponibilizam algum do seu tempo para irem à escola, desenvolverem junto com os alunos o programa escolhido. É proporcionado a estes voluntários, formação nos diversos programas, de forma que se sintam capacitados e para que as sessões corram com sucesso.

Este trabalho conjunto entre a comunidade empresarial e as escolas é muito importante na medida em que os voluntários têm um impacto muito grande nos alunos, trazendo situações/exemplos reais do mundo empresarial para dentro da sala de aula, partilhando deste modo experiência e conhecimento que podem ser importantes na aquisição e construção de competências.

Aqueles que pretendam colaborar com a DNA Cascais, na qualidade de voluntário do programa Junior Achievement Portugal, poderão inscrever-se no seguinte link.

Para os alunos do secundário, este projeto acaba numa Feira/Concurso nomeada Feira Ilimitada, onde os alunos selecionados têm a possibilidade de expor perante um júri o trabalho que foi desenvolvido ao longo do ano.