|
14-05-2009 Uma resposta para a crise – Conferências do Estoril 2009
A primeira edição das Conferências do Estoril teve como principal tema de discussão “Desafios Globais, Repostas Locais” e decorreu durante os dias 7, 8 e 9 de Maio, no Centro de Congressos do Estoril.
Foram vários os oradores de renome que participaram nesta edição, dividida em três conferências principais e quatro painéis temáticos, abordando questões relacionadas com a arquitectura do sistema internacional e o papel do multilateralismo; o negócio internacional e os desafios locais; os recursos e a sustentabilidade; e o papel dos valores, das identidades e dos mercados no processo de globalização. Em conclusão, todas estas questões estiveram ligadas a uma preocupação central: como responder perante a crise global.
No último dia desta edição, o antigo primeiro-ministro espanhol, José Maria Aznar, defendeu que evitar o intervencionismo estatal é a melhor forma de combater a crise. “Estamos a falar de globalização num contexto de crise económica em muitos países e muitas zonas do mundo. Há duas formas de sair da crise, uma com maior intervencionismo e outra com mais liberdade económica”.
No dia anterior, Tony Blair,ex-Primeiro-Ministro da Grã-Bretanha e da Irlanda do Norte, tinha assinalado a crise como uma possível oportunidade para o mundo, apesar dos riscos que esta comporta. Indicou também, como barreira a ultrapassar, o conflito que se verifica no Médio Oriente. “Existe uma nova administração norte-americana e um novo Governo israelita e podemos ter progressos no Médio Oriente. Não há nada mais importante na actualidade. Tal só poderá ser conseguido se todos aceitarem a solução dos dois Estados”, disse Tony Blair durante as Conferências do Estoril.
Para além dos oradores assinalados destacam-se também: Yegor Gaidar, Chris Skrebowski, Radha Kumar, Daryl Hannah, Fernando Henrique Cardoso, Seyed Hossein Adeli, David Held, Samir Amin, Shi Yinhong, Carlos Lopes, Tariq Ramadan, Basílio Horta, Joseph Stiglitz, Isabel Aguilera, Maria João Rodrigues, Robert Hunter, Belmiro de Azevedo, António Carrapatoso, Carlos Pimenta, António Câmara, Danny Leipziger, Jens Bigum, Manuel Aranda da Silva, Alfredo Valladão, António Vitorino, Leopoldo Guimarães e Mary Robinson.
O evento foi organizado pela Câmara Municipal de Cascais, pela Agência DNA Cascais e pelo Instituto de Estudos Estratégicos e Internacionais.
|
|